Turismo em Taubaté e Aparecida do Norte
Por Jessica Krieger e Rafael Bruno
Caminhar entre os pomares do Sítio do Picapau Amarelo, seguir o caminho da roça de Jeca-Tatu e depois almoçar em um cenário digno dos filmes de máfia. Parece ficção, mas na verdade é o roteiro de um fim de semana em Taubaté. Por ter sido a primeira vila oficial do Vale do Paraíba, no interior paulista, a cidade sempre teve muita história para contar.
Localizada às margens da Via Dutra, no caminho que liga São Paulo a Rio de Janeiro e Minas Gerais, Taubaté sempre foi um ponto estratégico, desde o auge dos Bandeirantes no século 17, quando foi fundada. Hoje com 311 mil habitantes, ainda preserva uma atmosfera bucólica, tanto que a maior atração turística da cidade é um sítio – no caso, o do Picapau Amarelo.
Goiabada de marmelo
No Parque do Sítio do Picapau Amarelo, em meio à extensa área verde permeada de referências à obra, o visitante pode reviver as experiências que inspiraram o autor. O local fica anexo à casa onde o escritor viveu e também abriga o Museu Monteiro Lobato, que expõe objetos pessoais e edições raras de seus livros, além de uma grande biblioteca.
“O Sítio do Picapau Amarelo é um local perfeito para um passeio com a família. Além de apresentar o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, ainda conta com apresentações teatrais, oficinas e um amplo ambiente arborizado, onde muitas famílias costumam realizar piqueniques”, destaca Luciene Santos, gestora de turismo da Prefeitura de Taubaté.
Segundo ela, o Museu Monteiro Lobato é o mais visitado do interior paulista e também um dos motivos para Taubaté ser reconhecida como Capital Nacional da Literatura Infantil. Não à toa, a cidade recebe anualmente a Feira de Literatura Infantil de Taubaté (FLIT), que atrai pessoas de todo o país.
Já no caminho para o município de Monteiro Lobato, nos arredores de Taubaté, fica o lugar que se autointitula “O Verdadeiro Sítio do Picapau Amarelo”. Trata-se de uma fazenda com direito a um riacho e um extenso pomar, que teria sido a residência do escritor durante sete anos. O local também está aberto à visitação e oferece um almoço típico da roça aos fins de semana.
Terra do Jeca-Tatu
Outro artista lendário que viveu em Taubaté e usou a cidade como pano de fundo para suas obras foi Amácio Mazzaropi, o cineasta brasileiro de maior sucesso nas bilheterias. Seu principal personagem é uma criação de Monteiro Lobato: o Jeca-Tatu, caipira preguiçoso e carismático que inspirou nove de seus 33 filmes.
Em 1974, Mazzaropi já era um diretor consagrado quando construiu em Taubaté um grande estúdio para a PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi), com direito a uma oficina de cenografia e um hotel para abrigar o elenco e os produtores durante as gravações, em meio a uma grande área verde com jardins, lagos e piscinas.
O antigo estúdio se transformou no Hotel Fazenda Mazzaropi, um dos principais da região. O local preserva a história do cineasta e faz o hóspede se sentir em um de seus filmes, com a diferença de oferecer muito mais conforto do que a casa do Jeca-Tatu.
Lugares pertinho de São Paulo para passar um dia especial com a família
Mas não é preciso ficar no hotel para mergulhar no mundo do cineasta: no mesmo terreno, fica o Museu Mazzaropi, que conta com acervo de mais de 20 mil itens, entre fotos, filmes, documentos, objetos cênicos, móveis e equipamentos que retratam boa parte da carreira do artista. É um dos maiores museus privados do Brasil, com mais de mil visitantes por mês, e a entrada custa apenas R$ 10.
Almoço italiano
Para completar o passeio, vale visitar o Parque Municipal Vale do Itaim, que une arquitetura histórica e natureza preservada, e seguir para a Colônia Italiana de Quiririm, que é facilmente acessível pela rodovia Presidente Dutra.
“O local é nacionalmente conhecido por sua Festa Italiana, que acontece todo ano, além de apresentar diversas cantinas de gastronomia italiana, um museu e um mirante”, recomenda a gestora de turismo da cidade, Luciene Santos.
Confira as dicas culturais de nossa revista digital
Depois de provar o marubim, receita típica do Quiririm que se assemelha a um capeletti recheado com galinha caipira, o visitante está pronto para continuar o passeio rumo ao Museu da Imigração Italiana. Montado no casarão histórico da família Indiani, construído entre 1897 e 1903, o local preserva registros raros e fotos comoventes dos primeiros imigrantes que chegaram à região. Esse é mais um dos doze museus oferecidos por Taubaté, que fazem da cidade um polo cultural do interior paulista.
Surpresas em Aparecida
Localizado a apenas 40 quilômetros de Taubaté, o Santuário Nacional recebe milhões de devotos todo ano e é um dos mais importantes do mundo. Para receber melhor tanta gente, a cidade de Aparecida do Norte investiu em outras atrações paralelas que também vale a pena visitar.
Uma delas é o Cine Museu – Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida. Situado dentro do Santuário, o local abriga o Museu de Cera, o Cantinho dos Devotos Mirins, um espaço para exposições, uma loja de artigos religiosos e o Cine Padroeira, moderna sala de cinema com capacidade para 150 pessoas, projetada exclusivamente para exibir o filme A história de Nossa Senhora Aparecida, obra multimídia que conta a trajetória de fé e devoção à Padroeira do Brasil.
Confira mais dicas de turismo pertinho de São Paulo em nossa revista digital