Home
Home

Em muitos momentos, tão envolvidas com as responsabilidades que possuem com o outro e, ainda, com a rotina doméstica e as atividades profissionais, muitas mulheres acabam se esquecendo das próprias necessidades. Desse modo, comprometem o seu bem-estar físico e mental.

Nessa perspectiva, a positive coach Nathalia Reis explica a importância de manter o autocuidado, mesmo frente às adversidades da vida. “Gosto de trazer a abordagem do autocuidado dentro de quatro aspectos importantes: físico, mental, espiritual e emocional. Sempre digo que o spa day é um momento incrível, assim como pausar para refletir sobre aquela raiva após uma discussão no trabalho. É importante buscar conexão com os propósitos e as intenções, para não se esquecer do que motiva você”, diz.

O conceito de autocuidado não deve ser confundido com egoísmo. Pelo contrário, ao cuidar mais de si, a pessoa torna-se capaz de produzir a sua melhor versão. A busca deve ser sempre pelo sentimento de equilíbrio das emoções. “A resiliência se torna algo mais natural, e isso nos permite voltar à nossa satisfação com a vida mais facilmente”, ressalta Nathalia.

Muitas vezes é necessário parar de se cobrar tanto e olhar para si com mais gentileza e afeto. Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para você encontrar um caminho mais feliz e leve.

De tanta preocupação com o futuro ou por causa da saudade que sente do que já viveu, em alguns casos, a pessoa se esquece de viver plenamente o hoje.

Nesse sentido, Nathalia ressalta a importância de se conscientizar das próprias escolhas e saber que está no controle da própria vida. “Buscar o essencial faz com que se gaste menos energia em coisas que nem deveriam ter sido começadas.

Muitas vezes, ficamos olhando o celular sem nenhum motivo ou indo a lugares aonde não queríamos ir. Essas ações apenas sobrecarregam a nossa energia. Quando focamos atividades que têm um propósito, é bem raro sentirmos o peso da rotina”, explica.

A autoestima é algo que precisa ser cultivado a todo instante. O sentimento vai muito além de gostar da imagem refletida no espelho, mas consiste em aumentar a fé na própria capacidade e a confiança em si mesmo.

“Acredito que a autoestima está ligada ao processo de autoconhecimento e à necessidade de nutrir a autenticidade. Quanto mais nos conhecemos, maiores são as chances de colocarmos projetos importantes em andamento, fazermos escolhas conscientes e, consequentemente, alcançarmos crescimento pessoal e profissional”, ressalta Nathalia.

Em relação à aparência, é comum se apegar a um padrão de beleza ou, ainda, não aceitar as mudanças na aparência causadas pelo tempo. O caminho para uma autoestima equilibrada é evitar se comparar e valorizar o que de mais bonito há em si.

Em meio a uma lista de tarefas sem fim, a vontade é transformar 24 em 30 horas. Mas, caso isso fosse possível, facilmente você acharia atividades para preencher o tempo a mais e, logo, precisaria de mais horas.

Quando todos dividem as atividades corriqueiras do dia a dia, ninguém fica sobrecarregado. “É importante distribuir tarefas entre todos da família. Essa sensação de ser apoiado pelas pessoas sem dúvida aumenta a autoconfiança e abre espaço mental e físico para outras atividades”, comenta Nathalia.

Além disso, incluir as crianças desde cedo na rotina de limpeza as ajuda a compreender as próprias responsabilidades para o bom funcionamento do lar. Portanto, é necessário ter em mente que nem tudo cabe a você. Quando se aprende essa lição, percebe-se facilmente que não há problema nenhum em pedir ajuda.

Home

Adeus às manchas

Descubra o que é o melasma e saiba os cuidados e os melhores tratamentos para esse temido problema de pele

Se você faz questão de aproveitar o sol com frequência, fique em alerta, pois é comum que manchas escuras surjam na região da face ou em outras partes do corpo normalmente expostas no dia a dia.

Mas, afinal, o que fazer para que elas não apareçam? E se já apareceram como tratá-las? Muitos não sabem, mas existem diversos fatores que envolvem tal transtorno dermatológico.

Para falar um pouco sobre o melasma, suas causas e precauções, consultamos os médicos dermatologistas Guilherme Graça Cardoso e Luz Marina Hannah Grohs. Confira algumas questões importantes respondidas pelos especialistas e saiba quais são os tratamentos disponíveis.

O melasma é uma hipermelanose (mancha escura) que surge ao longo da vida, geralmente em mulheres entre 20 e 40 anos, mais frequentemente na região da testa, nas bochechas, acima dos lábios e na lateral do rosto. Também afeta o público masculino e pode ser identificado como manchas acastanhadas, de formatos irregulares e contornos bem-definidos.

Podendo acometer todos os tipos de pele, o melasma não tem cura, mas pode ser evitado com medidas preventivas e melhorado significativamente com tratamentos guiados por especialistas.

Atualmente, o melasma facial é subdividido em três tipos, por região afetada: centrofacial (testa, nariz, ao redor da boca, queixo e maçãs do rosto), periférico (quando afeta as áreas mais próximas à linha de implantação dos cabelos, perto das orelhas e a região da mandíbula) e combinado (lesões centrofaciais e periféricas), sendo o último o mais comum.

Com fatores desencadeantes, o melasma pode surgir durante ou após a gestação, por conta do estímulo hormonal. Uso de anticoncepcionais, predisposição genética, terapias hormonais, estresse e, principalmente, exposição solar também são possíveis causas. A radiação ultravioleta estimula a produção de melanina, por isso a queixa frequente de escurecimento e aumento das manchas após temporada de férias, quando o contato com o sol costuma ser maior.

Recentemente, foi identificado que a luz visível presente em fontes de luz natural (corresponde a 40% da radiação solar) e artificial, como lâmpadas fluorescentes de LED, telas de celular ou computador, pode acarretar problemas de pele como o melasma. Portanto, é fundamental que o protetor solar seja utilizado diariamente, independentemente de o dia estar ensolarado ou não. Para manter os cuidados necessários, os profissionais da área indicam algumas precauções:

Utilizar um bloqueador solar de alta proteção (FPS 99) diariamente, reaplicando-o a cada 4 horas, de preferência com fator físico (cor do filtro) para bloquear a luz visível.

Evitar horários impróprios de exposição intensa ao sol e usar acessórios como chapéus de tecidos para a proteção.

Manter uma rotina de clareadores diurnos e noturnos, de acordo com a prescrição do seu dermatologista.

É importante sempre buscar um dermatologista para a avaliação da pele e a indicação correta do tratamento a ser seguido. Dependendo da evolução e do histórico, é possível associar ao tratamento domiciliar tecnologias como laser específico para melasma, peelings químicos, IPCA (indução percutânea de colágeno na pele), drug delivery de clareadores por máquina especializada (MMP) e outros. Além disso, podem ser usados medicamentos orais que auxiliam na fotoproteção, clareadores e antioxidantes, conforme a necessidade de cada paciente.

Pronta para o combate

Além de benefícios para a saúde, o body combat melhora a autoestima e a confiança das mulheres

Atividade acessível e democrática, por não precisar de equipamentos, o body combat faz sucesso entre o público feminino. Reunindo os movimentos de vários tipos de luta, a modalidade é famosa por gerar um gasto calórico mais elevado. “Todos os seus movimentos são sincronizados com uma música de fundo, o que torna a prática ainda mais intensa conforme a velocidade e a sincronia dos movimentos vão aumentando”, explica o preparador físico e personal trainer Jonatan Fortunato.

Além dos benefícios para a saúde gerados pela prática regular do exercício físico, a atividade tem o poder de melhorar a autoestima e a confiança das mulheres.

Ao som de músicas estimulantes, essa modalidade da área fitness usa movimentos de lutas para gerar um gasto calórico maior. Boxe, muay-thai, karatê e kung-fu são algumas das práticas em que o body combat se inspirou para essa proposta. “Os movimentos de socos, cotoveladas, joelhadas, chutes, estocadas fazem parte de uma luta contínua contra um inimigo imaginário, ou seja, não temos contato direto contra outra pessoa”, explica o personal.

Em geral, há uma melhora significativa na coordenação e no controle muscular, porque se trabalham movimentos de ambos os lados do corpo. O preparador físico destaca que ocorre, ainda, um aumento na capacidade aeróbica devido aos movimentos contínuos e ritmados, uma vez que os batimentos cardíacos e a respiração entram em sincronia com a prática e, assim, ajustam-se aos exercícios. “Força, velocidade e agilidade também são capacidades físicas melhoradas, pois, como a modalidade trabalha com o peso do próprio corpo, você sempre terá uma carga de trabalho moderada, o que garante o desenvolvimento dessas capacidades”, diz.

Como qualquer outra atividade física, o essencial é respeitar o seu limite. O corpo humano é uma máquina perfeita para fazer exercícios e sempre se ajusta a novas necessidades, porém, deve-se agir de maneira progressiva. “Conforme vamos melhorando na prática, limitar a velocidade, trabalhar a imaginação dos movimentos e pensar bem nas execuções são algumas estratégias para aprimorar o desempenho”, orienta Jonatan.

Além disso, para conseguir melhores resultados é necessário manter uma alimentação controlada e uma maior ingestão de água. Também, por se tratar de uma modalidade com lutas, o uso de roupas confortáveis é um requisito obrigatório para quem pensa em fazer essas aulas.

Redes sociais x trabalho

Dicas para que o tempo de navegação e as exposições na internet não afetem a vida profissional

Em um mundo cada vez mais conectado, parece impossível viver sem internet. No entanto, no ambiente de trabalho é importante ter atenção para não perder muito tempo nas redes sociais e prejudicar o rendimento.

Gisele Haas, consultora em DHO e Business Partner do Grupo Magnus, explica sobre os limites necessários para evitar problemas. “O ideal é que a empresa tenha uma política estabelecida sobre a utilização das redes sociais e que esta seja comunicada aos seus colaboradores e relembrada em diversos momentos, para que, dessa maneira, se torne uma cultura interna”, explica.

“O discurso não deve ter o tom de punição, mas prever consequências caso haja descumprimento do acordo”

Pare e reconecte-se

Dentro de uma organização, existem vários tipos de equipe e pessoas com diferentes graus de maturidade profissional. Então, a política deve ser elaborada com o intuito de ajudar o empregado a ter foco nas suas atividades e não prejudicar os resultados da organização. “O discurso não deve ter o tom de punição, mas prever consequências caso haja descumprimento do acordo”, orienta Gisele.

Pare e reconecte-se

Além de atenção com o tempo de uso, o funcionário deve ter cuidado para que a exposição da sua vida no ambiente virtual não prejudique a carreira. “As redes sociais se tornaram uma extensão da nossa personalidade, onde compartilhamos pensamentos, atitudes, crenças e percepções.

Entretanto, como em qualquer outro ambiente, nem tudo é bem-vindo. Tem coisas que não devem ser ditas ou compartilhadas abertamente”, argumenta a consultora.

Informações confidenciais

O cuidado com as informações confidenciais é um item de máxima atenção. Inclusive, a maioria dos contratos de trabalho possui uma cláusula específica sobre o assunto.

“Se está previsto que a empresa não autoriza, o profissional deve cumprir.”

Até mesmo a publicação de fotos, se a empresa determinar que se trata de um ato grave, conforme estabelecido em contrato, pode gerar demissão por justa causa. “Se está previsto que a empresa não autoriza, o profissional deve cumprir. Da mesma forma, a empresa, para divulgar uma foto do seu profissional, precisa de um termo assinado pelo colaborador autorizando a divulgação”, explica Gisele.

Atrações do Mês de março

Confira algumas sugestões para você aproveitar ao máximo o mês de março em São Paulo

Filme

Mulan

Aventura

Um dos live-actions mais aguardados da Disney, o filme Mulan conta a história da espirituosa e determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando o imperador da China decreta que um homem de cada família tem o dever de servir no exército imperial, Mulan decide ir no lugar de seu pai, que está doente. Para isso, ela assume a identidade de Hua Jun e, disfarçada de homem, torna-se uma das maiores guerreiras da China.

Livro

A arte da imperfeição

Brené Brown

Na sociedade contemporânea, somos constantemente levados a buscar a perfeição, no entanto, quando as coisas não ocorrem como é esperado, começamos a questionar a própria competência. Com uma habilidade ímpar, a autora mistura trechos de pesquisas com relatos, tornando a leitura do livro uma experiência parecida com uma longa e acolhedora conversa com uma sábia amiga.

Atração

Backstreet Boys

A banda americana Backstreet Boys encerra a turnê The DNA World Tour na América Latina com três shows no Brasil. Com 26 anos de carreira, o grupo é considerado um dos mais bem-sucedidos da história da música. A banda se apresentará em São Paulo, com a formação original, no dia 15 de março, no Allianz Parque.

Mais Informações

Home

O período de transição entre o verão e o inverno é marcado pela diversidade de frutas e legumes. Selecionamos algumas receitas com a cara do outono para você aproveitar.

Ingredientes
  • 2 berinjelas médias, descascadas e cortadas em fatias finas
  • 2 tomates grandes, sem pele, cortados em rodelas finas
  • 2 tomates sem pele e sem sementes, picadinhos
  • ½ cebola média ralada
  • 1 colher (chá) de folhas de manjericão
  • 1 colher (café) de orégano
  • 1 colher (sopa) de óleo de girassol
  • 100 g de ricota amassadinha
  • 4 colheres (sopa) de parmesão ralado
  • Sal a gosto
Modo de preparo

Coloque ½ colher (sopa) de óleo em uma frigideira antiaderente. Frite as fatias de berinjela e vá colocando-as num refratário untado. Coloque uma camada de berinjelas, uma de ricota, uma de tomate cortado em rodelas; na sequência, outra de berinjela e assim sucessivamente até terminar – de preferência, com a última camada de berinjelas. Faça um molho refogando a cebola, o tomate picadinho, as ervas e os temperos. Se necessário, acrescente um pouco de água. Despeje o molho por cima da lasanha e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno por 15 minutos.

  • Rendimento: 4 porções
  • Tempo de preparo: 25 minutos
  • Dificuldade: Fácil
Ingredientes
  • 4 xícaras de kiwi
  • 2 xícaras de água
  • 1 xícara de suco de kiwi
  • 3 xícaras de açúcar
Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes e leve ao fogo. Cozinhe por 20 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo, deixe esfriar e leve à geladeira até a hora de servir.

  • Rendimento: 8 porções
  • Tempo de preparo: 1h e 30
  • Dificuldade: Fácil