Saiba com quais pratos harmonizar o vinho branco nas festas de fim de ano
Para quem ama tomar um bom vinho, nada melhor do que harmonizá-lo com boas receitas! Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento da gastronomia, muitas descobertas foram feitas em torno da tradição de degustar um bom vinho durante uma refeição. Apesar de cada um possuir suas próprias preferências, o vinho tem “regras básicas” para que a harmonização seja realizada da melhor forma possível. As festas de fim de ano são uma ótima oportunidade para fazer harmonização de vinhos: com o tempo quente e carnes brancas, o vinho branco cai muito bem.
No geral, o vinho branco tem uma afinidade imbatível com peixes e frutos do mar – ideal para quem passa o final do ano em praias! Sejam vinhos jovens e frutados ou encorpados e fermentados, prefira sempre evitar combinar o vinho branco com carnes vermelhas ou pratos que possuam temperos em abundância. Você pode optar por preparar um bacalhau em postas para harmonizar com um vinho branco seco e encorpado, como fazem os portugueses da região da Bical, da Bairrada ou do Dão. Para quem prefere comer carnes assadas, como lombinho, chester ou peru, o vinho branco de corpo médio e gastronômico pode substituir o vinho tinto, já que seu sabor é capaz de realçar pratos que são defumados e condimentados por conta da gordura da carne.
Já para harmonizar o vinho branco com a sobremesa, a rabanada é o prato perfeito; prefira utilizar o vinho branco doce, denso e aromático para acompanhar essa sobremesa. Já para o panetone, o vinho branco espumante vai bem, pois dá doçura ao mesmo tempo que não possui tanto álcool.