Pets seguros no fim de ano!
“Problemas digestivos causados pela agitação do animal podem ser evitados reduzindo-se a quantidade de alimento fornecido no dia da queima de fogos”
A queima de fogos de artifício, que iluminam o céu e marcam as festividades de fim de ano, pode representar um grande risco à saúde dos pets. René Rodrigues Júnior, veterinário da Adimax Pet, explica que o barulho causa, principalmente, medo nos animais. Em consequência, isso aumenta seu nível de estresse, desencadeando vários problemas, inclusive podem causar ataque epilético e convulsão.
Para minimizar o sofrimento dos animais de estimação, o veterinário destaca alguns procedimentos para deixá-los mais calmos. “Coloque o animal em um ambiente mais tranquilo e silencioso. Se possível, pegue-o no colo e procure acalmá-lo com carinho”, orienta.
Sozinho, mas com segurança
Durante as festas, as famílias se reúnem para a ceia e a troca de presentes. Em virtude disso, muitos animais de estimação ficam sozinhos em casa durante a queima de fogos. Com o som alto, o animal vai tentar se esconder em um lugar que acredita ser mais seguro. Para evitar riscos, deixe-o preso em um espaço da casa que não tenha nenhum perigo, como piscina, tronco de madeiras, buracos e portas de vidro.
Os cuidados não devem ser restritos ao ambiente, já que os alimentos ofertados ao pet também pedem atenção. Alguns distúrbios provocados pelo pânico podem até matar cão ou gato, como a torção de estômago. “Problemas digestivos causados pela agitação do animal podem ser evitados reduzindo-se a quantidade de alimento fornecido no dia da queima de fogos”, orienta Rene.
Como evitar o estresse do pet durante as festividades
A médica-veterinária Isabella Colleoni Moraes, do Centro Seres, da Petz, dá dicas para o momento da queima dos fogos.
– Faça a dessensibilização do pet, acostumando-o com o som dos fogos. É possível encontrar vídeos para isso no YouTube.
– O tutor deve permanecer calmo. Ofereça conforto ao animal, para mostrar que está tudo bem.
– Crie um espaço onde o pet tenha conforto e segurança. Isole o pet em um cômodo da casa, mantendo-o fechado. Pode-se colocar uma música calmante em volume alto, assim, o som dos fogos será abafado.