Fim da coceira
Pulgas e carrapatos se proliferam mais intensamente durante o verão. No caso do carrapato, o problema vai além do incomodo causado pela coceira, porque podem transmitir doenças tanto para os animais quanto para os humanos, como babesiose, erliquiose, anaplasmose e doença de Lyme.
É importante manter a casa limpa para proteger os animais de estimação. O ciclo desses parasitas incluem períodos em que se instalam no ambiente. Por esse motivo, use produtos de limpeza para casa com pulicidas e carrapaticidas na composição. Além disso, aspire regularmente o ambiente, porque tanto os ovos quanto os indivíduos adultos dessas espécies são facilmente sugados pelo equipamento.
Caso a infestação já tenha atingido o pet, existem diversas medicações no mercado para controle, com diferentes formas de aplicação e intervalos de administração. Aline Zoppa, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi, ressalta que o ideal é conversar com o veterinário para que, juntos, escolham a melhor opção para seu pet. “O importante é sempre manter seu animal protegido dos ectoparasitas”, destaca Aline.