25 Oct

Como fazer um verdadeiro macarrão à carbonara

Como fazer um verdadeiro macarrão à carbonara

 

A “pasta alla carbonara”, receita tradicionalíssima da Itália, é uma das massas mais simples de serem feitas, e ainda é extremamente deliciosa, assim como todos os pratos italianos. Nos dias de hoje existem diversos modelos de receitas de macarrão à carbonara que distorcem completamente a receita original. Porém, hoje você vai aprender como fazer um verdadeiro macarrão à carbonara!

 

Ingredientes:

350 gramas de espaguete (sem ovos)

1 dente de alho

1 ovo inteiro + 4 gemas (utilize um ovo por pessoa)

200 gramas de bacon ou pancetta cortado em cubos

350 gramas de queijo percorino romano (você pode substituir pelo parmesão)

Azeite

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo

Coloque o alho e o bacon no azeite para fritar em uma panela e, em outra panela, coloque a água para ferver e cozinhar o espaguete. Bata o ovo inteiro e as gemas acompanhadas do sal, da pimenta e de mais ou menos 2/3 do queijo ralado, para obter uma massa que seja espumosa. Desligue o forno no instante em que o bacon estiver cozido; tome cuidado para os cubos não queimarem.

Jogue o espaguete na água quando ela já estiver fervendo e cozinhe por cerca de 10 minutos. Acenda novamente o fogo da panela em que está o bacon e, enquanto isso, escorra a massa e deixe um pouco da água do cozimento. Em seguida, despeje o macarrão na panela com o bacon e adicione a mistura de ovos com queijo mais um pouco da água do cozimento. Deixe cozinhar por aproximadamente um minuto: isso vai fazer com que a massa absorva o molho. Depois, desligue o fogo e sirva o espaguete com o queijo que restou.

Essa receita rende para 4 pessoas e pode ser acompanhada por um vinho branco.