08 Mar

Ferimentos superficiais: como cuidar da maneira correta?

Ferimentos superficiais: como cuidar da maneira correta?

Passo a passo da limpeza e proteção de ferimentos superficiais

Ferimentos superficiais fazem parte do nosso cotidiano e muitas vezes esses pequenos acidentes são inevitáveis. Por mais que sejam simples e de fácil cicatrização, se não tomados os devidos cuidados, os ferimentos leves podem levar à complicações maiores.

Antes de tratar o ferimento tenha certeza que ele não é muito profundo, caso for, vá a um médico para os cuidados corretos. No caso de ferimentos superficiais, a limpeza e cuidado pode ser feito dentro de casa.

Cnfira a maneira certa de cuidar dos seus ferimentos com Band-Aid:

Limpeza

Lave bem as mãos e depois o machucado com sabão e água limpa em abundância, se preferir, você pode lavar o ferimento com água oxigenada. Em seguida, aplique um antisséptico e seque em torno da ferida.

Proteção

Para a proteção do ferimento, cubra ele com um Band-Aid. Mas fique atento: o tamanho do Band-Aid tem que ser compatível com o tamanho do ferimento e a parte com a cola não pode ficar em contato direto com o corte.

Cuidados extras

Alguns cuidados extras são fundamentais para a cicatrização do ferimento. Lave o ferimento constantemente enquanto ele não criar a “casquinha” que ajuda na cicatrização. Assim que lavá-lo não coloque o Band-Aid imediatamente, espere o machucado respirar por, aproximadamente, 5 minutos. Por fim, evite tirar a “casquinha” do machucado, isso retarda a cicatrização e pode deixar manchas na pele.

Gostou dessas dicas? Acesse mais conteúdo de saúde e bem-estar no Blog Lopes e compre seus itens de primeiros socorros no Lopes mais próximo. Lopes Supermercados, sempre perto de você!